O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

6 de janeiro de 2020

Centro e Reflexão Cristã homenageia Manuela Silva

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) promove no próximo dia 11 de janeiro, sábado, a partir das 10h30, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, às Laranjeiras, um Tributo a Manuela Silva (1932-2019).
Personalidade de referência a nível nacional e internacional, Manuela Silva foi fundadora e dirigente do CRC, tendo nele promovido a realização de estudos pioneiros sobre o combate à pobreza e à exclusão social.
Algumas das áreas de intervenção da Manuela Silva serão particularmente assinaladas, através de testemunhos de quem com ela conviveu, trabalhou e aprendeu.
Carlos Farinha Rodrigues falará do contributo de Manuela Silva como economista, na defesa de uma economia preocupada com a satisfação das necessidades básicas de todos, e sobre a ação que levou a que fosse considerada “o rosto português do combate à pobreza”.
Isabel Allegro de Magalhães, que em 2010 apresentou o importante livro de Manuela Silva Ouvi do Vento, testemunhará a riqueza do seu pensamento, a coerência do seu exemplo vital, a importância da sua ação para uma sociedade e uma Igreja “mais femininas”.
Rita Veiga referirá o empenhamento de Manuela Silva na defesa da ecologia integral na linha da encíclica Laudato Si, na criação e implementação da Rede Cuidar da Casa Comum que, como toda a intervenção de Manuela Silva, é um legado de responsabilidade na reflexão e na ação.
Após esta mesa inicial, haverá contributos de outras pessoas que acompanharam o seu compromisso cívico, nomeadamente no CRC, e a atriz Susana Sá lerá textos de Manuela Silva.
O Tributo a Manuela Silva, de que enviamos o cartaz-programa em anexo, marca o início das comemorações do 45.º aniversário do CRC, criado em 1975 por um conjunto de cristãos empenhados, como então se dizia, numa evangelização libertadora e na libertação do povo português, e que prossegue hoje de forma renovada a sua ação.
Pretendemos que esta iniciativa seja continuada por outras, algumas já anunciadas, e às quais o CRC dará toda a colaboração que lhe for solicitada.


Mais informações no Facebook: https://www.facebook.com/events/2734660209906324/



Sem comentários: