O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

19 de maio de 2015

II Conferência de Maio 2015 - Intervenção de Miguel Raimundo

Cultura da beleza, do dom e da gratuidade

Conferências de Maio – 2015


Ao preparar esta intervenção, constatei que me estava a orientar essencialmente para dois ou três temas que correspondem a domínios onde a minha experiência pessoal me diz que há dificuldades sérias de fazer valer uma cultura da beleza, do dom e da gratuidade.
Desde logo, o trabalho: sendo professor universitário, sou sensível ao tema do trabalho, porque a minha tarefa depende muito da forma como outras pessoas (os alunos) vivem o trabalho e como lhe dão (ou não) sentido.
Também quis falar sobre a forma como é patente, e talvez objecto de crescente indiferença, o egoísmo na vida social e em particular nas relações familiares. Ligo isto, também, ao tema do valor da vida, à importância da fidelidade, não como abstracção, mas como realidade de todos os dias, e à forma como tudo isso se relaciona com o tema da pertença a uma cultura.
Procurarei tornar claras as relações que me parece que existem entre todos estes temas, entre si e com o tema geral de que me cabe falar; esta comunicação decorre, assim, em temas dos quais a actividade do CRC muito se tem feito eco, ao longo destes 40 anos da sua existência; faço aqui, desde logo, essa justa homenagem, e sublinho que é com muita honra que procuro contribuir para continuar essa reflexão.
Começarei pelo tema do trabalho. No seu livro “Alegrias e Tristezas do Trabalho” (D. Quixote, 2009), Alain de Botton dedica um capítulo à actividade do fabrico de biscoitos, onde procura perceber, entre outras coisas, o processo que levou à concepção e produção de uma nova marca de biscoito para ser lançada no mercado. Aplicando a sua combinação típica de profundidade e leviandade, o autor revela-nos elementos curiosos. Um responsável, depois de confessar que não tem quaisquer conhecimentos de pastelaria, revela que o processo, por si dirigido, demorou dois anos e custou três milhões de libras, visando satisfazer, com precisão cirúrgica, não um genérico e indiferenciado desejo de comer uma guloseima, mas uma específica necessidade de conforto, para cuja identificação foi constituído um grupo de estudo, reunido num hotel durante uma semana, de modo a comunicar ao responsável pelo projecto todas as ansiedades e desejos insatisfeitos. As tarefas assumem tal complexidade que no processo que vai da concepção à comercialização, participam um total de 5.000 trabalhadores. Como o autor comenta mais adiante, “o pesar era a única resposta racional à notícia de que um funcionário tinha passado três meses a conceber uma promoção para supermercados, baseada na oferta de três autocolantes” de personagens de desenhos animados.    
Não se trata, naturalmente, de denegrir o trabalho, ou certos tipos de trabalho. Trata-se de sublinhar que a forma como hoje a vida se organiza torna mais difícil que as pessoas encontrem, naquilo que fazem, uma razão para continuar. Não pode deixar de impressionar uma tamanha concentração de recursos, de tempo, de esforço humano, em tarefas cujos horizontes são tão estreitos. Há aqui, como sublinha Alain de Botton, uma disparidade entre a seriedade dos meios e a vacuidade dos fins; os biscoitos são desenhados da melhor forma possível para responder a uma carência, mas fazem-no de uma forma que paradoxalmente aumenta o vazio por trás dessa carência, e portanto, a ideia que fica é a da inutilidade do esforço. Botton cita um trecho de Ruskin, onde se diz que não há pior desperdício, nem pior forma de matar alguém, do que desperdiçar o seu trabalho.

O texto bíblico já reflectia sobre estas coisas: “Porque gastais o vosso dinheiro naquilo que não alimenta? E o vosso salário naquilo que não pode saciar-vos?” (Isaías, 55, 2). É que as coisas não são todas iguais: umas salvam, outras não.

Continue a ler AQUI

Sem comentários: