O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

9 de abril de 2015

A Crise da Europa e a Igreja - Luís Salgado de Matos

Aos nossos leitores deixamos, também, a reflexão proposta por Luís Salgado de Matos no colóquio do passado dia 26 de março de 2015.

Ler AQUI.
Biografia do autor: 
Luís Salgado de Matos nasceu em Lisboa em 1946. Os seus temas de pesquisa são o Estado, a Igreja e as Forças Armadas. Para ele, estas instituições são triangulares e formam a organização política contemporânea; com formas variadas, constituem a estrutura permanente de qualquer organização política. Esta tese foi desenvolvida no seu livro O Estado de Ordens, 2004. 
Cada uma daquelas instituições é objecto de pesquisa empírica sistemática. 
Em relação ao Estado, a instituição da reprodução, valoriza o estudo do regime semi-presidencial; participou no Seminário pioneiro dirigido por Maurice Duverger na Sorbonne, em 1978-79, e em 1986 publicou «L'Expérience Portugaise», no livro Les Régimes Semi-Présidentiels, dirigido por aquele politólogo; em 2005, publicou «Um Quartel Depois – o Semipresidencialismo em Portugal», em Crise e Reforma da Democracia. Já em 2008, começou a aplicar a metodologia das instituições triangulares ao Estado no Grande Médio Oriente, estando prevista a publicação de um texto introdutório pelo Instituto de Defesa Nacional.  
No relativo às Forças Armadas, a instituição da segurança, o seu último livro é As Forças Armadas em Tempo de Mudança Uma Sondagem à Opinião Pública em Vésperas do Século XXI, 2001 (com Mário Bacalhau); escreveu os capítulos sobre organização militar no século XX da Nova História Militar Portuguesa, dirigida pelo Prof. Nuno Severiano Teixeira e pelo General Themudo Barata, Vol. IV, Círculo de Leitores, 2004; tem no prelo outro livro: Como Evitar Golpes Militares O Presidente, o Governo e a Assembleia Eleita face à Instituição Castrense no Estado Parlamentar, no Presidencial e no Semipresidencial.  
Em relação à Igreja, a instituição do simbólico, destaca «Cardeal Cerejeira: Universitário, Militante, Místico», Análise Social, nº 160, 2001, e «A Igreja na Revolução em Portugal (1974-1975)», em O País em Revolução. Com Maria Lúcia de Brito Moura e António Matos Ferreira, anima o Seminário Permanente sobre o Estado e as Igrejas, no Ics. 
É licenciado em Direito e doutorado em Sociologia Política pela Universidade de Lisboa; fez a Agregação em Instituições Políticas na Universidade Nova de Lisboa; tem o Diplôme d’Etudes Approfondies em Analyse Comparative des Systèmes Politiques, pela Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne. Procurou sempre articular a investigação académica com a observação participante; foi membro do Governo de Transição de Moçambique; em tempos recentes, foi consultor do ministro da Defesa Nacional, Júlio Castro Caldas, e do Presidente da República, Jorge Sampaio. 

Sem comentários: