O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

21 de abril de 2010

Espiritualidade e Ética Ambiental - Pequena Resenha

Aconteceu ontem no CNC, entre as 18:30h e as 20:30h, o colóquio dedicado à reflexão sobre a questão ecológica a partir da perspectiva cristã. João Miguel Almeida moderou a sessão, na qual Frei Luís de Oliveira propôs uma análise e praxis fundadas no pensamento de Francisco de Assis. A partir deste, passando pela mais recente encíclica (p.48-52) do Papa Bento XVI  e pelo pensamento ecológico desenvolvido por Leonardo Boff, apresentou uma linha de construção de relação fraterna com toda a Criação, na qual o respeito, comunhão e celebração da sua unidade integral constituem um desafio para todo o cristão, em alternativa à ideia de mera manutenção inter-geracional do habitat humano. 
O Dr. Manuel Rainho apresentou-nos uma súmula do trabalho desenvolvido pel'A Rocha desde a sua fundação (ocorrida no Algarve, com epicentro na Ria de Alvor, por iniciativa dos britânicos Peter e Miranda Harris), em 1983, hoje estendido a vários continentes. A tarefa de consciencialização das comunidades locais para a directa relação entre a sustentabilidade ambiental e o bem-estar económico e social permanece em curso. A Rocha tem defendido como fundamento do seu esforço de investigação e conservação da biodiversidade uma filosofia de particular responsabilidade da espécie humana (Génesis, 2:15) em relação às demais.    
Como de hábito, numa das próximas edições da revista Reflexão Cristã, assinantes e sócios poderão dispôr das versões integrais das comunicações apresentadas.

Nota da Direcção: O CRC apresenta aos sócios e outros participantes um pedido de desculpa pela necessária mudança de sala (da Galeria Fernando Pessoa para a Sala Sophia de Mello Breyner) onde se realizou o encontro, ocorrida no próprio dia.

Sem comentários: