O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

4 de maio de 2004

CIDADE DE DEUS, CIDADE DAS PESSOAS

1. O Centro de Reflexão Cristã propõe para as Conferências de Maio de 2004 a especial ponderação do tema da presença de Deus e da religiosidade nas cidades dos nossos dias.
Temos de nos interrogar sobre o que se está a passar na transformação nas sociedades contemporâneas, e em especial na vida urbana. Vivemos num tempo em que a indiferença e a incompreensão dos outros parecem constituir a regra. Desconhecemo-nos mutuamente. O imediato e o efémero tomam o lugar dos valores da dignidade humana.
A economia é sobretudo vista como satisfação das necessidades materiais de curto prazo. A sociedade da comunicação e da informação tem levado, paradoxalmente, a que as pessoas tenham dificuldade em conhecer-se e em compreender a complexidade das diferenças. A exclusão e a injustiça criam barreiras que dificultam ou impedem o desenvolvimento humano.

2. As cidades dos nossos dias são lugares onde coexistem os membros de uma multidão indiferenciada, com dificuldade em encontrar um caminho de liberdade, responsabilidade e emancipação. Os egoísmos, o primado dos bens materiais, o culto do sucesso fácil e o consumismo como um fim em si constituem factores de esquecimento dos valores humanos.
A fragmentação social e económica, a intolerância e o esquecimento dos valores solidários caracterizam a sociedade em que vivemos. A afluência contrasta com a pobreza. A comunicação esconde a solidão. A ausência de memória e a desatenção aos sinais dos tempos contribuem ainda para o afastamento dos valores da compreensão mútua e do bem comum. No mundo de hoje, há um forte risco, por força da lógica cega do mercado, de transformar os cidadãos em seres egoístas, capazes de usar a lei apenas para afirmar os interesses próprios de uns contra os outros.

3. Como afirmou o Concílio Vaticano II, “o mundo moderno aparece, ao mesmo tempo, poderoso e fraco, capaz do melhor e do pior, na sua frente rasga-se o caminho da liberdade ou da escravidão, do progresso ou da regressão, da fraternidade ou do ódio” (G.S., 9). E assim, o “homem toma consciência de que depende dele a boa orientação das forças que pôs em movimento e que podem esmagá-lo ou servi-lo” (id.).

4. Uma “nova evangelização” e uma consciência religiosa capaz de transformar positivamente o mundo de liberdade e responsabilidade exigem a compreensão do que se passa na sociedade contemporânea e da necessidade de uma outra atitude – dialogante, solidária e exigente, que respeite a dignidade humana. Como viver a fé e os valores religiosos numa sociedade que permanentemente se transforma? Como ligar valores religiosos e modernidade? Como favorecer as relações humanas numa cidade de desconhecidos? Como tornar a cidade de hoje habitável, hospitaleira, lugar de encontro e factor positivo no sentido do enriquecimento das relações entre as pessoas? Como contrariar a tendência para o isolamento e a indiferença, numa cidade de condomínios fechados e de “ghettos”, que separa e favorece a solidão, em lugar de unir e de promover a convivialidade e o altruísmo? Como mobilizar energias e favorecer a cidadania activa no sentido de tornar as cidades contemporâneas sociedades de pessoas e não de “robots” anónimos?

5. Uma das questões mais urgentes no mundo contemporâneo, tem a ver com o modo como as culturas que se relacionam podem encontrar fundamentos éticos comuns. Como compreender os efeitos irracionais do confronto entre a fé dos fracos e a arrogância dos poderosos? Num tempo em que o vazio de valores gera a intolerância e os fundamentalismos, é tempo de favorecer a criação de pontes que permitam unir as pessoas, em lugar de continuar a construir cidades caracterizadas pela desunião e pela indiferença, pelo desconhecimento e pela incompreensão.

6. Numa sociedade aberta e pluralista é fundamental interrogarmo-nos sobre a presença de Deus. Não se trata de usar os valores religiosos como elementos de separação e triunfalismo, mas de partir da sua compreensão para o enriquecimento mútuo e para a construção durável de uma cultura de diálogo e de paz. A liberdade religiosa, o diálogo inter-religioso, a compreensão da dimensão espiritual da vida humana têm de constituir elementos de enriquecimento humano e social.
Eis por que é fundamental interrogarmo-nos sobre a presença de Deus na cultura das sociedades contemporâneas. Eis por que é necessário suscitarmos o diálogo entre pessoas, religiosas ou não, e entre diferentes confissões em torno do fenómeno religioso. O papel histórico das religiões deve ser revalorizado. Os fundamentalismos, as seitas e o regresso da irracionalidade e da magia desenvolvem-se no vazio religioso. Conceitos como diálogo, erro, salvação, libertação e compaixão devem voltar a merecer atenção.
Os cidadãos laicos e os concidadãos religiosos devem contribuir activamente para o debate das grandes questões da actualidade. O único modo de combater a indiferença e o relativismo, de um lado, e os fundamentalismos, de outro, está no diálogo e no reconhecimento mútuo. A sobrevivência do fenómeno religioso, não como organização social mas como facto cultural vivo, num mundo secular, é um desafio positivo a que a religião e o pensamento devem responder seriamente. Cidade de Deus, Cidade das pessoas – o diálogo é urgente e necessário.

1 comentário:

Anónimo disse...

;(((