O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

4 de maio de 2004

Crentes e Descrentes Debatem Deus nas Cidades

Por ANTÓNIO MARUJO
Público, Terça-feira, 04 de Maio de 2004

Debater a presença de Deus nas cidades é o pretexto para a edição de 2004 das "Conferências de Maio", do Centro de Reflexão Cristã (CRC), que hoje se inicia em Lisboa. Com o título genérico "Cidade de Deus - Cidade das Pessoas", o ciclo - sempre às terças-feiras, às 18h30h, no Centro de Estudos da Ordem do Carmo, Rua de Santa Isabel, 128, ao Rato, em Lisboa - pretende suscitar o diálogo entre crentes e descrentes, bem como entre pessoas de diferentes religiões.
"O papel histórico das religiões deve ser revalorizado. Os fundamentalismos, as seitas e o regresso da irracionalidade e da magia desenvolvem-se no vazio religioso", justifica o CRC, e combatem-se pelo "diálogo e no reconhecimento mútuo". "Conceitos como diálogo, erro, salvação, libertação e compaixão devem voltar a merecer atenção", até porque "a sobrevivência do fenómeno religioso, não como organização social mas como facto cultural vivo, num mundo secular, é um desafio positivo a que a religião e o pensamento devem responder seriamente".
O ciclo abre hoje com o debate sobre a cidade como espaço de solidariedade, com o arquitecto Nuno Teotónio Pereira, a ex-vereadora da Câmara de Lisboa Maria Calado e o padre Valentim Gonçalves, que se tem dedicado ao trabalho com populações mais desfavorecidas.
Na próxima semana, o poeta António Osório e o padre João Resina Rodrigues conversam sobre "Sinais de Deus na cultura". Dia 18, um muçulmano (AbdoolKarim Vakil), uma judia (Esther Mucznik) e um padre católico (Peter Stilwell) debatem o diálogo entre culturas e religiões. A última das Conferências de Maio vira-se para a "Igreja: que presença no mundo urbano?", com as intervenções do investigador social Alfredo Bruto da Costa, o arquitecto Duarte Nuno Simões e o padre António Janela, prior de uma paróquia de Lisboa.

Sem comentários: