O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

9 de maio de 2004

A ALMA DA EUROPA

Público
Por FREI BENTO DOMINGUES O.P.
Domingo, 09 de Maio de 2004


1. A questão das raízes cristãs" da Europa já foi muito debatida. Será, no entanto, pelo alcance das práticas de solidariedade entre os países ricos e pobres que essas raízes poderão provar se estão vivas ou mortas na grande aventura do recente alargamento.
Será também esse o teste mais adequado à verdade da tão falada "Nova Evangelização". Só com o desenvolvimento do espírito de fraternidade activa entre países tão diversos ela poderá fazer brilhar a luz de Cristo no coração do projecto europeu.
Pertence à vocação dos movimentos cristãos, às paróquias, às congregações religiosas e aos bispos, com sentido ecuménico, abraçar o desafio das exigências da construção europeia, isto é, a responsabilidade de todos por todos. Perante situações de grandes desigualdades sociais e económicas, é de justiça que as medidas a tomar favoreçam os mais débeis.
A Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia tocou no essencial: a solidariedade deve tornar-se a verdadeira alma da Europa. Os cristãos dispõem de uma teologia da justiça, da generosidade e do amor gratuito que deve fermentar o debate político e as opções económicas.
A solidariedade não é fruto nem alimento do sentimentalismo. É um sinal de alta clarividência num mundo exposto aos choques das suas contínuas transformações e à ferocidade neoliberal.

2. Se os membros da UE abordarem os seus conflitos e dificuldades só em termos de perdas e ganhos económicos, atraiçoam o mais audacioso projecto humano dos séculos XX e XXI. Ora, no recente alargamento, os meios de comunicação social gastaram o tempo todo a falar do que iríamos ganhar ou perder em termos de ajudas europeias. Pareciam alérgicos à descoberta da identidade cultural e espiritual dos novos companheiros de viagem. E os emigrantes - que deveriam ser para nós a introdução diária ao conhecimento de outros povos - são vistos apenas sob o ângulo das vantagens económicas para empregadores ou como ladrões do trabalho.
Mas se a solidariedade se tornar a alma da Europa, se esta olhar as sociedades a partir das faixas como menos oportunidades, estaremos a criar algo de novo no mundo, uma enorme força moral de acolhimento do diferente, aberta a todos os povos e sobretudo à África, o continente à espera de vez e de voz.
Embora seja muito importante, a EU não deve fazer da defesa militar uma prioridade. A sua missão consiste em provar que o diálogo da solidariedade é a forma mais bela e eficaz para combater o terrorismo. Em nome da defesa, não deve gastar com o poder bélico aquilo que precisa para o desenvolvimento solidário dos povos, para a prática do diálogo intercultural e inter-religioso.

3. Foi o sentido da solidariedade que impulsionou a preparação do Encontro Internacional de 150 movimentos, comunidades e grupos católicos, evangélicos, ortodoxos e anglicanos, com o lema "Juntos pela Europa", previsto para ontem em Estugarda (Alemanha). Com essa grandiosa manifestação ecuménica pretende-se afirmar que a Europa a construir tem de respeitar e promover a polifonia de todas as suas vozes e as suas fronteiras serão pontes entre todos os continentes, a começar pela África.
O Congresso Internacional para a Nova Evangelização que deve afirmar hoje a antiga descoberta de S. Paulo - "em Cristo, não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher" - optou pela missão urbana. Começou em Viena em 2003. Este ano concretiza-se em Paris. Em 2005 chegará a Lisboa. Seguirá depois para Bruxelas e Budapeste.
O cristianismo nasceu e difundiu-se como realidade marcada pela vida urbana. Pagãos, segundo a etimologia latina, eram os aldeões, aqueles a quem ainda não tinha chegado a fé cristã. Por isso, à partida, o cristianismo foi, em primeiro lugar, uma mensagem de libertação e de alegria para quem vivia nas cidades. A cidade, entretanto, mudou. Quem acredita na energia inovadora do Evangelho tem de vencer novos obstáculos para testemunhar a sua eficácia.
É ainda mal conhecida a preparação do Congresso para a evangelização de Lisboa. Mas o Centro de Reflexão Cristã (CRC) não ficou à espera. Tomou a iniciativa de propor o tema "Cidade de Deus - Cidade das Pessoas" para as Conferências de Maio deste ano, que se realizam todas as terças-feiras, pelas 18h30, no Centro de Estudos da Ordem do Carmo, Rua de Santa Isabel, n.º 128.
O seu programa assume as questões essenciais: "A cidade como espaço de solidariedade"; "Sinais de Deus na cultura"; "Cultura e Religiões - Que diálogo?"; "Igreja - que presença no mundo urbano?"

Depois desta boa notícia de Lisboa, não posso esquecer que amanhã, dia 10, às 18h, no Centro D. António Ferreira Gomes, junto à Igreja de Cristo Rei (Porto), será prestada homenagem a Mário Figueirinhas, uma grande figura da renovação católica proposta pelo concílio Vaticano II, um editor de obras marcantes da cultura portuguesa e do humanismo cristão. E como poderia eu esquecer, nesta coluna, um grande amigo que teve a iniciativa de editar as crónicas que, domingo a domingo, entrego ao PÚBLICO? Por feliz coincidência, durante a homenagem de amanhã, será lançado o 2º volume do livro "As Religiões e a Cultura da Paz".

Sem comentários: