O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

8 de outubro de 2019

Nota de pesar pela morte de Manuela Silva

O CRC, Centro de Reflexão Cristã, manifesta o seu pesar pelo falecimento de Manuela Silva que foi fundadora e Presidente do CRC, tendo nele promovido a realização de estudos pioneiros sobre a pobreza e exclusão social, que viria a dar origem ao CESIS, Centro de Estudos para a Intervenção Social.
Manuela Silva promoveu estudos sobre a pobreza, a igualdade salarial entre homens e mulheres, o combate às desigualdades e o desenvolvimento, sendo considerada o rosto português de combate à pobreza.
Manuela Silva foi uma ativa militante católica, tendo-se batido por uma participação ativa das mulheres na vida da Igreja.
Exerceu funções de destaque em movimentos como o GRAAL, Movimentos Intelectuais Católicos – Pax Romana, Juventude Universitária Católica, Comissão Nacional Justiça e Paz.
Em 1990 criou a Fundação Betânia e pertencia à rede Cuidar da Casa Comum de que foi uma das fundadoras.
Manuela Silva foi Secretária de Estado para o planeamento no primeiro Governo Constitucional, tendo-se batido por políticas públicas que assegurassem a satisfação das necessidades básicas dos cidadãos.
Integrou grupos de trabalho da Comissão Europeia e do Conselho da Europa.
Professora Catedrática convidada do ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão, recebeu o doutoramento Honoris Causa pela Universidade Técnica de Lisboa.
O Presidente Jorge Sampaio agraciou-a com o Grau de Grã-cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.
Manuela Silva foi uma inspiração permanente para o CRC tendo participado ativamente nas comemorações do seu 40.º Aniversário. A sua última intervenção pública com o CRC foi nas Conferências de Maio, a 9 de maio de 2018, sobre “As alterações climáticas e o cuidar da casa comum”.
O CRC manifesta o seu pesar pelo seu falecimento e está certo que repousa agora junto de Deus “no dia sem ocaso”.

José Leitão e Inês Espada Vieira
Presidente e vice-presidente da Direção.

Sem comentários: