O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

3 de setembro de 2019

A alegria com a nomeação de José Tolentino de Mendonça como Cardeal


José Tolentino Mendonça, à esquerda na fotografia,
numa iniciativa do CRC
Uma notícia que nos enche de alegria, uma notícia boa para a Igreja, e para todos os lutam mundo mais justo e mais fraterno: o arcebispo Tolentino Mendonça, poeta e ensaísta, biblista, uma personalidade cimeira da cultura portuguesa, arquivista da Santa Sé, antigo vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, será nomeado cardeal pelo Papa Francisco em consistório marcado para dia 5 de outubro no Vaticano.
O Centro de Reflexão Cristã saúda o novo Cardeal, convicto que dará, cada vez mais, um contributo para o diálogo com a cultura, com as artes e os criadores culturais, como tem sido uma tónica permanente da sua intervenção.
O Centro de Reflexão Cristã está grato pela disponibilidade e naturalidade com que aceitou participar nalgumas das nossas iniciativas, como esta na imagem “Católicos à Esquerda”.
As palavras que disse ao Vatican News quando soube da notícia, mostram que, para além, das competências e dos títulos, é primeiro que tudo, um verdadeiro cristão.
Aqui fica o seu registo:” Eu estava a celebrar missa numa pequena capela em Lisboa e no fim da celebração recebi a notícia através de outras pessoas. O meu primeiro sentimento, que ainda ressoa no meu coração, é aquela frase, aquele imperativo que Jesus dizia no Evangelho de ontem:” procura o último lugar”. E senti isso com muita clareza nesse chamamento que o santo padre me faz e que, de facto, é um chamamento para o serviço mais radical e com uma humildade muito grande na colaboração com o Santo Padre e com a unidade de toda a Igreja.”

Que Deus sempre o abençoe e proteja.

Pode contar com o CRC – Centro de Reflexão Cristã.

Sem comentários: