O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

29 de março de 2016

Escutar a Cidade - Documento Final

 
Proposta no percurso reflexivo para o sínodo diocesano a que o CRC se associou na primeira hora, a iniciativa Escutar a Cidade teve como expressões mais evidentes as sessões realizadas no Fórum Lisboa, a par das múltiplas notícias e reportagens saídas em vários meios de comunicação social. Disponibilizamos aqui o documento final resultante deste contributo, que integralmente subscrevemos:


CONTRIBUTOS PARA O SÍNODO DA DIOCESE 

Nós, grupos, movimentos e comunidades promotores e participantes da dinâmica Escutar a Cidade, queremos, unidos na fé em Jesus Cristo, entregar à assembleia sinodal da diocese a nossa reflexão sobre quanto, ao longo de seis meses, ouvimos de pessoas que, vivendo no mesmo tecido social, não partilham a nossa condição de pertença eclesial. 
Este é o nosso contributo para o Sínodo da Diocese. Nele cruzamos as inquietações e as expetativas daqueles que escutámos com a meditação sobre a Evangelii Gaudium à luz dos nossos empenhos eclesiais e do nosso conhecimento das realidades da diocese. 
As assembleias do Escutar a Cidade realizaram-se entre janeiro e junho de 2015 e nelas tomaram a palavra mais de duas dezenas de personalidades não-católicas. Falando para um público constituído em cada sessão por cerca de três centenas de cristãos, os convidados enunciaram uma reflexão pertinente sobre aspetos decisivos da sociedade, da economia, da cultura e dos modos de vida que marcam o território da diocese. Puderam também exprimir as suas inquietações e sugerir o que esperam das comunidades crentes que habitam este espaço. (1) 
Escutar a Cidade foi um processo de escuta prolongada e atenta às fronteiras e para lá das fronteiras da nossa cidade.
Desse processo resultam para nós desafios e imperativos que gostaríamos de partilhar com toda a Igreja diocesana e ver presentes nos trabalhos e nas conclusões da assembleia sinodal de novembro de 2016 [...] .

 A LER INTEGRALMENTE AQUI

Sem comentários: