O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

12 de abril de 2014

Ecos do V Colóquio 2013/2014

Temos o prazer de facultar no nosso blogue, por cortesia de Luíza Sarsfield Cabral, a intervenção proferida por ocasião do último colóquio CRC 2013/2014. Os nossos agradecimentos à autora.

Os Católicos na Luta contra a Ditadura

Pediram-me um testemunho sobre a minha intervenção “política” antes do 25 de Abril… Digo quase sempre que “sim” a este tipo de solicitações, pois acho importante que não se “apague a memória”... Aceitei o convite também porque o interpretei como uma espécie de homenagem à Natália e ao Nuno Teotónio Pereira. A minha actividade, nessa época, foi semelhante à de muita gente. No Porto, trabalhei na “Mojaf”, pertenci à “Cooperativa Confronto”…depois, vim para Lisboa, para a Faculdade de Letras, onde participei nas greves universitárias. Conheci, então, a Natália e o Nuno Teotónio Pereira, que foram absolutamente determinantes numa maior responsabilização cívica e política de um grande número de pessoas, entre as quais me incluo. Desde então, fiquei sempre ligada ao grupo a que chamam “católicos progressistas”, embora ninguém, que eu saiba, se designe a si próprio desta maneira. Entrei em contacto com o Direito à Informação, o Gedoc, a “Pragma”, fui várias vezes a Madrid com a Natália e o Nuno para reuniões com o grupo dos Cuadernos para El Dialogo, participei em muitos “terceiros sábados” - uma iniciativa, também da Natália e do Nuno, eram celebrações da eucaristia, que sendo autênticas, serviam de cobertura à troca de informação clandestina.[...]
Continue o testemunho de Luís Sarsfield Cabral AQUI.

Sem comentários: