O CRC associa-se ao Centro Nacional de Cultura na divulgação do seu Concerto de Natal, subordinado ao programa:
Música vocal e instrumental das festividades de Natal
desde a Idade Média até ao séc. XX
Basílica dos Mártires
Lisboa
20 de Dezembro de 2011, 18.30 horas
Surge Propera Motete – Cântico dos Cânticos – I. Moody (n.1964)
Creator alme siderum Cantochão – Hino de Vésperas – Advento (sec. XI)
Stella Spendens Llibre Vermell de Montserrat (sec.XIII-XIV)
Sonata Settima peça instrumental – Francisco José de Castro (sec. XVII)
Now, o now madrigal – J.Dowland (1563-1626)
O che nuovo miracolo moteto – Emilio de Cavalieri (1550-1602)
Verbum Caro Factum est villancico – Anónimo (sec.XVI)
No la devemos dormir villancico – Anónimo (sec.XVI)
Es nascido villancico – D. Pedro de Cristo (c.1550-1618)
Ay mi Dios villancico – D. Pedro de Cristo (c.1550-1618)
Ande pues nuestro appellido Ensallada – M. Fletxa (c.1480-1553)
Ich steh an deiner Coral 59 – Oratória de Natal BWV 248 J.S. Bach (1685-1750)
Natal d’ Elvas – M. Sampayo Ribeiro (1898-1966)
O Menino nas palhas – F. Lopes-Graça (1906-1994)
Gloria in Excelsis Deo coro inicial RV 589 – A. Vivaldi (1678-1741)
Cantus Certus, Coro do Tribunal de Contas
Joana Lima, violino
Francisca Gomes Ferreira flautas
Estêvão Gomes Ferreira, violoncelo
Leonor Gomes Ferreira, espineta
Victor Roque Amaro, alaúde e direcção
CANTUS CERTUS, coro do Tribunal de Contas
Congrega um grupo de pessoas cujo entusiasmo pela música as leva a encetar este projecto que se iniciou em Outubro de 2010. Integra desde Juízes Conselheiros do Tribunal de Contas até técnicos de diversas áreas da respectiva Direcção-Geral de apoio. Propõe-se divulgar a Música vocal e instrumental das diversas épocas ao longo das quais o próprio Tribunal de Contas vem exercendo a sua actividade desde a Idade Média até à actualidade.
VICTOR ROQUE AMARO
O seu percurso musical como intérprete, investigador e de direcção está ligado sobretudo à musica vocal, mas também à instrumental renascentista e barroca. Nesse contexto, vem dirigindo qualificados grupos vocais e instrumentais como o Coral Vértice, até 2001, o Concertus Antiquus, grupo vocal e instrumental
de Música Antiga, de que foi fundador, desde 1984 e o Coro Dom Luis I (fundado no âmbito da sua investigação no Palácio da Ajuda, em 1989) com os quais participou em diversos festivais no País e no Estrangeiro (França, 1995 e Itália, 1998 e 2011) e gravou alguns CDs. Fez os seus estudos musicais em Penafirme e em Lisboa, tendo frequentado posteriormente cursos de aperfeiçoamento de canto e direcção de coros e Musicologia em Portugal e Inglaterra (Cambridge- 1995 e 1998, Canford-2002, Lacock-2005, Dartington-2006, 2009, 2010 e 2011), Itália (Vigevano, 2004 e Veneza, 2010) e México (Puebla, 2011). Integrou o Coro Gulbenkian durante cerca de 35 anos. É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Em 2005, foi o Director Artístico convidado do último Festival dos Capuchos (Almada). Além dos agrupamentos atrás referidos, dirige também, o Educ(ant)are desde 1993, o Corelis (Coro da Relação de Lisboa), desde Outubro de 2007, o Cantus Certus (Tribunal de Contas) e o Coro ProCantare (ASS de Professores/Lisboa), ambos, desde Outubro de 2010 e o Coral Stella Vitae desde Março de 2011.
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